Em 22 de novembro de 1963, a América foi abalada em seus
alicerces pelo assassinato de um presidente jovem e viril no ápice do poder de
nossa nação. Mas perdido nesse turbilhão de luto eram a passagem de dois homens
descontroladamente influentes: os escritores Aldous Huxley e Clive Staples
Lewis. Enquanto o primeiro era um visionário notável que articulou seu
comentário sobre a condição humana, abordando temas como a melhorar a percepção
através de mescalina ou nos alertando sobre a atração farpado da Utopia, Lewis
trabalhou nas minas de retórica fundamentado a serviço de um Deus que ele tinha
uma vez veementemente desdenhou. Seria sua eventual conversão que fez um um
intelecto erudita e distante das balizas brilhantes da literatura do século XX
nas esferas do discurso apologético e ficção infantil. Nós talvez mais amo ele
para o último.
Nenhuma criança de oito ou 80 ("Um dia você vai ter idade suficiente para começar a ler contos de fadas novamente", como Lewis colocou uma vez.) Que encontra o personagem de Aslan pode deixar de abraçar a sua bondade e poder moral. Ao abrir os livros, nenhum coração pode domar a gravidade irresistível que atrai o amor e admiração de olhos arregalados crianças em batalhas nobres do Leão contra todo o mal as coisas. Embora não seja estritamente uma alegoria cristã, o personagem de Lewis satura Aslan com as virtudes do Novo Testamento, Jesus, e nesse sentido, estabelece as bases para a mensagem do Evangelho com um mito de que prefigura a realidade. Na verdade, o Universo está repleto de Nárnia as mensagens sedutoras ele estabelece como minas abaixo da superfície da reticência intencional do adulto na evangelização direta. Lewis, ou "Jack", como era conhecido pelos amigos, intimamente entendeu que não era escritores de temas religiosos abertamente que retoricamente se moviam de uma cultura, mas os escritores em todos os nichos da sociedade que escreveu com uma cosmovisão cristã. Lewis possuía esse talento raro que permite que a verdade seja apreendido em muitos níveis, juntamente com a inteligência e humor para manter a atenção de uma criança extasiada (e adulto). Dos sete livros de Nárnia, nenhum estende acima 110 páginas. Como tal, a sua economia de palavras só destaca as narrativas encantadoras e profunda de ser encontrado nele.
Durante o bombardeio de Londres em meio a dias mais sombrios da Grã-Bretanha da Segunda Guerra Mundial, CS Lewis deu uma série de palestras de rádio para um povo valente mergulhados na ansiedade de um futuro perigoso. Essas conversas foram posteriormente compilados e se tornou o livro seminal, Cristianismo Puro e Simples , que é um best-seller para este dia. Estimado para a sua conversa simples sobre a relação de Deus, moralidade e Razão em uma era de poder humano que deu terrivelmente errado, esta obra-prima é um tesouro de idéias e citações que são amados mais hoje do que quando foram colocar no papel . Seu pequeno livro, A Abolição do Homem , continua a ser um dos maiores tratamentos sobre a educação e os perigos que acompanham a doutrinação de mentes jovens para uma neutralidade moral. Na verdade, a falange atual crescente da apologética moderna deve muito a Lewis, que adivinhava que não era ciência e cristianismo, que estavam em guerra, mas os pressupostos conflitantes teístas e anti-teísta das duas visões de mundo. Lewis revelou que através da compreensão da Ciência através de anti-teístas preconceitos, o homem moderno tem a reféns método neutro científica para o que é, na realidade, uma teologia secular. Ao fazer isso, o anti-teísmo eleva o homem ao estado desocupado de Deus através das instalações desonestos de um raciocínio circular - totalmente tendenciosos no interesse do cientificismo ou naturalismo filosófico. Seria esta estirpe fértil de pensar que os filósofos atuais, como William Lane Craig e John Lennox iria pegar e correr com o seu projecto para mudar o paradigma atual não epistemológico para um discurso aberto nos campos da cosmologia, biologia e moralidade.
Embora ele esfregou os cotovelos com os melhores da Inglaterra mentes literárias, incluindo o seu querido amigo e colega de JRR Tolkien, Lewis era um homem extremamente reservado com um gosto por prazeres simples e um copo de porto. Além de seus livros queridos, doou grande parte do dinheiro que ele fez como um autor e correspondência pessoal respondeu de sua crescente legião de admiradores. Lewis era um firme crente no provérbio que diz que "o homem afia" e, portanto, não era a vida de conteúdo em uma câmara de eco onde apenas seus pontos de vista foram papagaiado. Devido a esta virtude, ele foi fundamental na inaugurando socrático de Oxford Club, onde luminares contribuíram com seus trabalhos e contestações sobre as questões eternas para casas muitas vezes embalados. Nestes eventos, um público ávido freqüentemente se sentou no chão e nos corredores para participar da vitalidade intelectual. Qualquer pessoa familiarizada com a prosa de Lewis percebe que eles estão impregnados com uma humildade sincera. Ele admitiu os limites de seu conhecimento, e parece que ele estava sempre com medo de que a fama que ele ganhou macularia o caráter dele e da integridade de sua percepção. Ele tomou o seu ocasional derrotas duro e sério, mas sua honestidade intelectual ainda mais.
CS Lewis passou a maior volume de sua vida como um Don
Oxford comprometida com o cultivo de muitas gerações de estudantes. Entre a sua
escrita, ensino e endereços públicos, restou espaço para pouco mais para esta
vida de solteiro confirmado em "uma vida da mente" cheio de idéias.
Perto do auge intelectual de que a vida plena, Lewis conheceu a americana
divorciada Joy Davidson e aí começou um dos romances mais estranhas e
tragicamente bela da história literária. Sua eventual casamento de conveniência
para esse ex-ateu virou admirador cristã floresceu em uma unidade concurso de
espíritos afins. Quando a morte de Joy por cancro finalmente rompeu seu breve
tempo juntos, Lewis foi jogado em um sofrimento digno do livro de Job. O
relacionamento, dramatizada no filme Shadowlands , posta à prova a cada fibra
de uma fé que ele teve ao longo de décadas aconselhou outros em. Os tormentos
de perda e de dúvida de que ele sofreu após sua morte são dolorosamente revelou
em sua então anonimamente escreveu A Grief Observed . Nesse último punhado de
anos, Lewis espanado fora as abstrações mentais de uma vida e aprendeu as
lições dolorosas de amor e perda que a escola nos e rasgar os nossos corações
na transação amargo da vida de alegria e de dor.
Em sua autobiografia, Surpreendido pela Alegria , Lewis foi
reconhecidamente o mais recalcitrante convertido à fé cristã. Ele declarou:
"Um jovem que deseja permanecer um ateu som não pode ser muito cuidadoso
de sua leitura Há armadilhas em todos os lugares ... Deus é, se posso dizer
isso, muito sem escrúpulos.". Sua conversão ao cristianismo 1932 famoso em
sidecar seu irmão Warnie da motocicleta era indicativa de uma mente sempre
trabalhando e conciliando verdades. "Quando saímos eu não acreditava que
Jesus é o Filho de Deus, e quando chegamos ao zoológico, eu fiz." Assim
começou uma busca vida para validar e narra as repercussões de que a conversão
de uma série de livros e artigos que destrinchar as implicações-primas de que a
crença. Era imperativo que, ao fornecer uma resposta para sua fé, ele deve ser
capaz de orientar clara de que o dogmatismo cego que rejeita a cabeça para o
coração. Para Lewis, se o cristianismo ser verdade, então todas as verdades
contidas no conhecimento de Filosofia e Ciências poderia ser reconciliado na
Cruz - apesar das reivindicações do materialismo e Pós-Modernidade em
contrário. Ao refletir a luz da Divina Inteligência, Lewis popularizou e
revigorou a alegação de que a crença era racional e respeitável em uma idade em
que os ignorantes promessas estéreis de proficiência humanista técnica deu
lugar à conveniência de alienação desnorteado e câmaras de gás.
Jack tinha uma maneira de consagrar velhas verdades
verdadeiras em uma nova luz, e por sua vez, encorajando os crentes a sondar as
profundezas de uma visão de mundo que nunca poderia ter considerado antes. Como
animador para nós quando ele escreve: "Eu acredito no cristianismo como
acredito que o sol nasceu:., Não só porque eu o vejo, mas porque por ele eu
vejo tudo"
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