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Um desafio para os cristãos para o engajamento intelectual


Em Neutral Intelectual




William Lane Craig

Um certo número de anos atrás, dois livros parecia que enviou ondas de choque através da comunidade educacional americano. O primeiro deles, Alfabetização Cultural: O que todas as necessidades americanas Saber, por ED Hirsch, documentou o fato de que um grande número de estudantes universitários americanos não têm o conhecimento de fundo básico para entender a primeira página de um jornal ou de agir responsavelmente como um cidadão. Por exemplo, um quarto dos estudantes em uma pesquisa recente que Franklin D. Roosevelt foi presidente durante a Guerra do Vietnã. Dois terços não sabia quando a Guerra Civil ocorreu. Um terço pensamento Colombo descobriu o Novo Mundo em algum momento depois de 1750. Em uma pesquisa recente da Universidade Estadual da Califórnia em Fullerton, mais da metade dos estudantes não conseguiu identificar Chaucer ou Dante. Noventa por cento não sabia quem era Alexander Hamilton, apesar do fato de que sua imagem está em cada nota de dez dólares.
Estas estatísticas seria engraçado se não fosse tão alarmante. O que aconteceu com as escolas que deveriam estar produzindo essas pessoas terrivelmente ignorantes? Alan Bloom, que era um educador eminente da Universidade de Chicago e autor do segundo livro a que me referi acima, argumentou em seu fechamento da mente americana. que por trás do mal-estar educacional atual encontra-se a convicção universal de alunos que toda a verdade é relativa e, portanto, que a verdade não vale a pena perseguir. Bloom escreve,
Há uma coisa que um professor pode estar absolutamente certo de: quase todo estudante entrar na universidade acredita, ou diz que acredita, que a verdade é relativa. Se essa crença é posta à prova, pode-se contar com a reação dos alunos: eles serão sem compreender. Que ninguém deve considerar a proposição como não auto-evidentes surpreende-os, como se estivesse pondo em causa 2 + 2 = 4. Estas são coisas que você não pensar. . . . Que é uma questão moral para os estudantes é revelada pelo caráter de sua resposta quando desafiado, uma combinação de incredulidade e indignação: "Você é um absolutista,?" A única alternativa que eles sabem, proferidas no mesmo tom como. . . "Você realmente acredita em bruxas?" Este último leva para a indignação, para quem acredita em bruxas poderia muito bem ser um caçador de bruxas ou um juiz Salem. O perigo que eles foram ensinados a temer do absolutismo não é erro, mas a intolerância. O relativismo é necessário para a abertura, e esta é a virtude, a única virtude, que toda a educação primária para mais de 50 anos dedicou-se a inculcar. A abertura eo relativismo que torna plausível a única postura diante de várias reivindicações para a verdade e as formas diversas de vida e tipos de seres humanos, é o grande insight de nossos tempos. . . . O estudo da história e da cultura ensina que todo o mundo estava louco, no passado, os homens sempre pensei que eles estavam certos, e isso levou a guerras, perseguições, escravidão, xenofobia, racismo e chauvinismo. O ponto não é para corrigir os erros e realmente estar certo, mas sim que não é para pensar que está certo em tudo. 1
Como não há verdade absoluta, uma vez que tudo é relativo, a propósito de uma educação não é para aprender a verdade ou mestre fatos, mas sim apenas para adquirir uma habilidade para que se possa sair e obter riqueza, poder e fama. Verdade tornou-se irrelevante.
Agora, é claro, esse tipo de atitude relativista em direção à verdade é a antítese da cosmovisão cristã. Para os cristãos, acreditamos que toda a verdade é a verdade de Deus, que Deus nos revelou a verdade, tanto em Sua Palavra e nEle que disse: "Eu sou a Verdade". O cristão, portanto, nunca pode olhar para a verdade com apatia ou desdém. Em vez disso, ele preza e tesouros da verdade como um reflexo do próprio Deus. Nem seu compromisso com a verdade fazer a intolerância cristã, como estudantes de Bloom erroneamente inferida, pelo contrário, o próprio conceito de tolerância implica que um não concorda com o que um tolera. O cristão está comprometido com a verdade ea tolerância, pois ele crê que disse que não só: "Eu sou a Verdade", mas também "Amai os vossos inimigos."
Agora no momento em que esses livros foram lançados, eu estava ensinando no departamento de Estudos Religiosos em um cristão faculdade de artes liberais. Então, comecei a me perguntar: quanto têm estudantes cristãos foram infectadas com a atitude que Bloom descreve? Como meus próprios alunos saem em um dos testes ED Hirsch? Bem, como é que eles?pensei. Porque não dar-lhes tal um quiz? Então eu fiz.
Eu elaborou um breve quiz de conhecimentos gerais sobre pessoas famosas, lugares e coisas e administrou a duas classes de cerca de 50 alunos do segundo ano. O que descobri foi que, embora eles se saíram melhor do que a população estudantil em geral, ainda havia grandes partes do grupo que não consegui identificar, mesmo com uma frase-alguns nomes e eventos importantes. Por exemplo, 49 por cento não conseguia identificar Leo Tolstoi, autor do romance talvez o maior do mundo, Guerra e paz. Para minha surpresa, 16 por cento não sabia que Winston Churchill era. Um estudante pensou que ele foi um dos fundadores da nossa nação! Outro identificou-o como um pregador grande renascimento de algumas centenas de anos atrás! Vinte e dois por cento não sabia o que o Afeganistão é, e 22 por cento não conseguia identificar Nicarágua. Vinte por cento não sabia onde o rio Amazonas é. Imagine!
Eles se saíram ainda pior com as coisas e eventos. Fiquei espantado que um 67 por cento gritante não conseguiu identificar a Batalha do Bulge. Vários identificou-o como um problema dieter. Vinte e quatro por cento não sabia o que a Teoria da Relatividade Especial é (lembre-se, apenas para identificar que, mesmo que, por exemplo, "uma teoria de Einstein" não paraexplicar isso). Quarenta e cinco por cento não conseguiu identificar Custer Last Stand-se diversamente classificada como uma batalha na guerra revolucionária ou como uma batalha na Guerra Civil. E eu não estava realmente surpreso que 73 por cento não sabia o que a expressão "Destino Manifesto" referido.
Por isso, tornou-se claro para mim que os estudantes cristãos não têm sido capazes de superar a ressaca escuro em nosso sistema educacional nos níveis primário e secundário. Este nível de ignorância apresenta uma crise real para faculdades cristãs e seminários.
Mas então um medo ainda mais terrível começou a nascer em mim, como eu contemplei essas estatísticas. Se os estudantes cristãos são este ignorante dos fatos gerais de história e geografia, eu pensei , então as chances são de que eles, e os cristãos em geral, são igualmente ou até mais ignorante dos fatos da nossa própria herança cristã e da doutrina. Nossa cultura em geral caiu para o nível de analfabetismo bíblico e teológico. Um grande muitos, se não a maioria, as pessoas não podem sequer citar os quatro Evangelhos, em uma pesquisa recente uma pessoa identificou-os como Mateus, Marcos, e Lutero! Em outra pesquisa, Joana d'Arc foi identificado por alguns como a esposa de Noé! A suspeita surgiu em minha mente que a igreja evangélica está, provavelmente, também preso em algum lugar mais alto nesta mesma espiral descendente.
Mas se não preservar a verdade de nossa própria herança cristã e da doutrina, que vão aprender isso para nós? Não-cristãos? Isso não parece provável. Se a Igreja não valorizar sua própria verdade cristã, então ele vai ser perdido para ela para sempre. Assim como, eu me perguntava, que os cristãos saíram em um quiz sobre fatos gerais da história cristã e da doutrina?
Bem, como o fariam? Agora convido você a sair de uma caneta e papel e tomar o seguinte teste a si mesmo. (Vá em frente, isso só vai tomar um minuto!) São itens que eu acho que qualquer cristão maduro em nossa sociedade deve ser capaz de identificar. Basta fornecer alguma frase de identificação que indica que você sabe o que é o item. Por exemplo, se eu digo, "John Wesley", você pode escrever: "o fundador do metodismo" ou "um avivalista do século XVIII Inglês."
Interrogar
1. Agostinho
2. Concílio de Nicéia,
3. Trindade
4. Duas naturezas unidas em uma só pessoa
5. Panteísmo
6. Tomás de Aquino
7. Reforma
8. Martin Luther
9. Expiação substitutiva
10. Iluminação
Como você fez? Se você é típico dos públicos a quem eu dei esse teste, provavelmente não muito bem. Se for esse o caso, você pode ser tentado a reagir a este questionário defensivamente: "Quem precisa de saber tudo isso de qualquer maneira esse lixo não é importante Tudo o que realmente conta é a minha caminhada com Cristo e minha partilha-lo com os outros?.. Quem se preocupa com tudo isso trivia outros? "
Espero sinceramente que não será a sua reação, por que vai fechar-se fora de auto-aperfeiçoamento. Este pequeno exercício terá sido de nenhum lucro para você. Você terá aprendido nada com isso.
Mas há uma reação, segundo mais positivo. Você pode ver, talvez pela primeira vez em sua vida, que aqui é uma necessidade na sua vida para você se tornar intelectualmente engajado como um cristão, e você pode resolver fazer algo sobre isso. Esta é uma decisão importante. Você vai tomar um passo que milhões de cristãos americanos precisa tomar.
Ninguém emitiu um desafio mais forte para que os cristãos se tornam intelectualmente engajado do que Charles Malik, ex-embaixador do Líbano para os Estados Unidos, em seu discurso na inauguração do Centro Billy Graham, em Wheaton, Illinois. Malik ressaltou que, como cristãos, estamos diante de duas tarefas em nosso evangelismo: salvar a alma e salvar a mente, isto é, não apenas converter as pessoas espiritualmente, mas convertê-los intelectualmente também. E a Igreja está ficando perigosamente para trás com relação a esta segunda tarefa. Nossas igrejas estão cheias de pessoas que nasce de novo espiritualmente, mas que ainda pensam como os não-cristãos. Marcar suas palavras bem:
Eu devo ser franco com você: o maior perigo enfrentado evangélico americano cristianismo é o perigo de anti-intelectualismo. A mente em seus alcances maiores e mais profundo não é cuidado suficiente. Mas intelectual alimentar não pode ter lugar para além de profunda imersão por um período de anos na história do pensamento e do espírito. As pessoas que estão com pressa de sair da universidade e começar a ganhar dinheiro ou servir a igreja ou pregar o evangelho não tem idéia do valor infinito de gastar anos de lazer conversando com as maiores mentes e almas do passado, de amadurecimento e nitidez e ampliando seus poderes de pensamento. O resultado é que a arena do pensamento criativo é desocupado e abdicou ao inimigo. 2
Malik passou a dizer:
Vai levar um espírito completamente diferente para superar este grande perigo de anti-intelectualismo. Por exemplo, eu digo que este espírito diferente, tanto quanto a filosofia sozinho, o domínio mais importante para o pensamento e intelecto está em causa, tem que ver o enorme valor de passar um ano inteiro sem fazer nada, mas poring intensamente sobre aRepública ou o Sofista de Platão , ou dois anos sobre a metafísica ou a Ética de Aristóteles, ou de três anos sobre a Cidade de Deus de Agostinho. Mas se começar é feita agora em um programa de impacto neste e noutros domínios, vai demorar pelo menos um século para alcançar os Harvards e Tübingens eo Sorbonnes e pelo então onde é que essas universidades ser? 3
O que Malik viu claramente é a posição estratégica ocupada pela universidade na formação do pensamento ocidental e da cultura. De fato, a instituição mais importante formação da sociedade ocidental é a universidade. É na universidade que os nossos futuros líderes políticos, os nossos jornalistas, nossos advogados, nossos professores, nossos cientistas, executivos de negócios, nossos artistas, serão treinados. É na universidade que eles vão formular ou, mais provavelmente, simplesmente absorver a visão de mundo que irão moldar sua vida. E uma vez que estes são os formadores de opinião e líderes que moldam a nossa cultura, a visão de mundo que eles absorvem na universidade vai ser aquele que molda a nossa cultura.
Por que isso é importante? Simplesmente porque o evangelho nunca é ouvido em isolamento. É sempre ouvido contra o fundo do meio cultural em que se vive. Uma pessoa criada em um ambiente cultural em que o Cristianismo ainda é visto como uma opção intelectualmente viável irá apresentar uma abertura para o Evangelho, que uma pessoa que é secularizada não.Para a pessoa secular que você pode também dizer-lhe para acreditar em fadas ou duendes em Jesus Cristo! Ou, para dar um exemplo mais realista, é como um devoto do movimento Hare Krishna se aproximando de você na rua e convidando-o a crer em Krishna. Tal convite nos parece estranho, bizarro, até mesmo divertido. Mas, para uma pessoa nas ruas de Deli, tal convite seria, suponho, parecem bastante razoáveis ​​e motivo de reflexão. Eu temo que os evangélicos parecem quase tão estranho para as pessoas nas ruas de Bonn, Estocolmo, Toronto ou como fazem os devotos de Krishna.
É parte de uma ampla tarefa de erudição cristã para ajudar a criar e sustentar um ambiente cultural em que o Evangelho possa ser ouvido como uma opção intelectualmente viável para homens e mulheres pensantes. Portanto, a Igreja tem um interesse vital em levantar estudiosos cristãos que ajudarão a criar um lugar na universidade de idéias cristãs. O cristão comum não percebe que há uma guerra acontecendo intelectual nas universidades e nas revistas profissionais e sociedades científicas. O cristianismo está sendo atacado como irracional ou obsoletos, e milhões de estudantes, nossa futura geração de líderes, têm absorvido esse ponto de vista.
Esta é uma guerra que não podemos dar ao luxo de perder. O grande teólogo de Princeton J. Gresham Machen, alertou na véspera da controvérsia fundamentalista que se a Igreja perde a batalha intelectual em uma geração, então a evangelização seria infinitamente mais difícil no seguinte:
Idéias falsas são os maiores obstáculos para a recepção do evangelho. Nós podemos pregar com todo o fervor de um reformador e ainda assim ter sucesso apenas em ganhar um vagabundo aqui e ali, se permitirmos todo o pensamento coletivo da nação ou do mundo a ser controlado por idéias que, pela força irresistível da lógica, evitar que o cristianismo de ser considerado como algo mais do que uma ilusão inofensiva. Sob tais circunstâncias, o que Deus quer que façamos é destruir o obstáculo em sua raiz. 4
A raiz do obstáculo pode ser encontrada na universidade, e é aí que deve ser atacado. Infelizmente, o alerta de Machen foram ignorados, e cristianismo bíblico recuou para os armários intelectual do fundamentalismo, do qual só recentemente começou a re-emergir. A guerra ainda não está perdida, e é um que não devemos perder: as almas dos homens e mulheres estão na balança.
Então, quais são os evangélicos estão fazendo para ganhar esta guerra? Até recentemente, muito pouco mesmo. Malik pediu incisivamente,
Quem entre os evangélicos pode levantar-se para os grandes estudiosos seculares ou naturalista ou ateísta em seus próprios termos de bolsa? Quem entre os eruditos evangélicos é citada como uma fonte normativa pelas maiores autoridades seculares sobre a história ou filosofia, psicologia ou sociologia ou política? Será que o modo de pensar evangélica tem a menor chance de se tornar o modo dominante nas grandes universidades da Europa e América que marcam a nossa civilização inteira com seu espírito e ideias?
    . . . Para o bem de maior eficácia no testemunho de Jesus Cristo, bem como para seu próprio bem, os evangélicos não pode dar ao luxo de continuar a viver na periferia da existência intelectual responsável. 5
Estas palavras bater como um martelo. Evangélicos realmente ter vivido na periferia da existência intelectual responsável. Mais proeminentes estudiosos evangélicos tendem a ser peixe muito grande em uma lagoa muito pequeno. Nossa influência se estende pouco além da subcultura evangélica. Nós tendemos a publicar exclusivamente com prensas de evangélicos, e, portanto, os nossos livros são susceptíveis de ir não lida por não-evangélicos estudiosos, e em vez de participar nas sociedades padrão profissional, estamos ativos em vez de as sociedades evangélicas profissionais. Como resultado, nós efetivamente colocar a nossa luz sob um alqueire e têm pouco efeito para fermentar o evangelho em nossos campos profissionais.Por sua vez, a deriva intelectual da cultura em geral continua a deslizar, sem controle, mais profundo secularismo.
Precisamos desesperadamente de estudiosos cristãos que podem, como Malik disse, competem com pensadores não-cristãos em seus campos de especialização em seus próprios termos de bolsa de estudos. Isso pode ser feito. Há, por exemplo, uma revolução acontecendo agora no campo da filosofia, que, como observou Malik, é o domínio mais importante para o pensamento e intelecto, já que é fundamental para qualquer outra disciplina na universidade. Filósofos cristãos foram saindo do armário e defender a verdade da cosmovisão cristã com argumentos filosoficamente sofisticados nas melhores revistas seculares e das sociedades profissionais. A cara da filosofia americana foi alterada como resultado.
Cinqüenta anos atrás filósofos amplamente considerado falar sobre Deus como literalmente sem sentido, como o jargão simples, mas hoje nenhum filósofo informado poderia tomar tal ponto de vista. Na verdade, muitos dos melhores filósofos da América, hoje são cristãos sinceros. Para lhe dar uma sensação para o impacto desta revolução, deixe-me citar um artigo que apareceu no outono de 2001 na revista Philo lamentando o que o autor chamou de "dessecularização da academia que evoluiu na filosofia desde os anos 1960." O autor, ele próprio um filósofo ateu proeminente, escreve,
    Naturalistas passivamente viu como versões realistas do teísmo. . . começou a varrer através da comunidade filosófica, até hoje, talvez, um quarto ou um terço dos professores de filosofia são teístas, com a maioria sendo cristãos ortodoxos.
    . . . na filosofia, tornou-se, quase de noite ", academicamente respeitável" para defender o teísmo, fazendo filosofia um campo privilegiado de entrada para os teístas mais inteligentes e talentosos que estão entrando na academia atualmente. . . .
    Deus não está "morto" na academia, ele retornou à vida no final dos anos 1960 e agora está vivo e bem em sua última fortaleza acadêmica, os departamentos de filosofia. 6
Este é o testemunho de um filósofo ateu proeminente para a mudança que ocorreu diante de seus olhos na filosofia americana. Eu acho que ele provavelmente está exagerando quando ele estima que de um quarto a um terço dos filósofos americanos são teístas, mas o que suas estimativas se revelar é o impacto percebido de filósofos cristãos sobre este campo. Como o exército de Gideão, uma minoria de ativistas engajados pode ter um impacto muito fora de proporção ao seu número. O erro principal que ele faz é chamar filosofia "último reduto" Os departamentos de Deus na universidade. Pelo contrário, os departamentos de filosofia são uma cabeça de ponte, da qual as operações podem ser lançadas para impactar outras disciplinas na universidade para Cristo.
O ponto é que a tarefa de dessecularização não é impossível ou impossível, nem precisamos de mudanças significativas demorar tanto tempo para alcançar como se poderia pensar. É esse tipo de erudição cristã que representa a melhor esperança para a transformação da cultura que Malik e Machen previsto, e seu verdadeiro impacto para a causa de Cristo só será sentida na próxima geração, já que filtra para dentro da cultura popular.
Então, isso pode ser feito, se está disposto a colocar no trabalho duro. Machen observou que no seu dia "muitos teria o erro de combate seminários, atacando-lo como ele é ensinado por seus expoentes populares" em vez de estudantes confusos "com um monte de nomes alemães desconhecidos fora dos muros da universidade." Mas, ao contrário, Machen insistiu, é essencial que os estudiosos cristãos estar alerta para o poder de uma idéia antes que ela tenha alcançado formulação popular. Procedimento acadêmico, ele disse,
é baseada simplesmente em uma crença profunda na difusão de idéias. O que hoje é uma questão de especulação acadêmica começa amanhã para mover exércitos e derrubar impérios. Nesse segundo estágio, ele foi longe demais para ser combatido, a hora de parar era quando ele ainda era um assunto de debate impassionate. Então, como cristãos, devemos tentar moldar o pensamento do mundo, de tal forma a tornar a aceitação de algo cristianismo mais do que um absurdo lógico. 7
Como Malik, Machen também acreditava que "o principal obstáculo para a religião cristã de hoje está na esfera do intelecto" 8 e que as objeções ao cristianismo deve ser atacada nessa esfera. "A igreja está perecendo a-dia através da falta de pensamento, não através de um excesso do mesmo." 9
O que é irônico sobre a mentalidade que diz que nossos seminários deve produzir pastores, não estudantes, é que é precisamente os nossos futuros pastores, e não apenas os nossos futuros acadêmicos, que precisam ser intelectualmente engajado e de receber este treinamento acadêmico. Artigo de Machen foi originalmente dado como um discurso intitulado "A preparação científica do Ministro." Um modelo para nós aqui deveria ser um homem como John Wesley, um revivalista cheia do Espírito e, ao mesmo tempo, um estudioso educado em Oxford. 10 visão de Wesley de um pastor é notável: um cavalheiro, hábil nas Escrituras e familiarizado com a história , a filosofia ea ciência de seu tempo.
Como os pastores egressos de nossos seminários comparar com este modelo? Historiador da Igreja e teólogo David Wells chamou a nossa geração contemporânea de pastores "os Disablers novas" porque eles abandonaram o tradicional papel do pastor como um corretor da verdade para a sua congregação e substituiu-o com um novo modelo de gestão desenhado do mundo profissional, que enfatiza habilidades de liderança, marketing e administração. Como resultado, a Igreja tem produzido uma geração de cristãos para quem a teologia é irrelevante e cuja vida fora da igreja não diferem dos de praticamente ateus. Estes novos pastores gerenciais, reclama Wells, "não estão a Igreja e até mesmo desativá-lo. Eles estão deixando-o vulnerável a todas as seduções da modernidade, precisamente porque não forneceram a alternativa, que é uma perspectiva de vida centrada em Deus e sua verdade . " 11 Precisamos recuperar o modelo tradicional, que homens como Wesley exemplificou.
Mas, finalmente, não é apenas a estudiosos e pastores cristãos que precisam ser intelectualmente engajado se a Igreja é para fazer um impacto em nossa cultura. Christian leigos, também, deve tornar-se intelectualmente engajado. Nossas igrejas estão cheias de cristãos que estão em ponto morto intelectual. Como cristãos, suas mentes estão indo para o lixo. JP Moreland, em seu livro desafiador Ame seu Deus com todo o teu entendimento chamou-os de "eus vazios". Um auto vazio é excessivamente individualista, infantil e narcisista. É passiva, sensível, ocupado e apressado, incapaz de desenvolver uma vida interior. No que talvez seja a passagem mais devastador em seu livro, Moreland nos pede para imaginar uma igreja cheia de gente assim. Ele pergunta:
Qual seria a compreensão teológica. . . Coragem evangelístico, o. . . penetração cultural de tal igreja? ... Se a vida interior realmente não importa tanto assim, por que gastar o tempo. . . Tentando desenvolver uma. . . vida intelectual, espiritualmente maduro? Se alguém é basicamente passivo, ele ou ela não vai apenas fazer o esforço para ler, preferindo se divertir. Se uma pessoa é sensível na orientação, música, revistas cheias de imagens, e mídia visual em geral será mais importante do que meras palavras em uma página ou pensamentos abstratos. Se um é apressado e distraído, um vai ter pouca paciência para o conhecimento teórico e muito curto. . . uma atenção para ficar com uma ideia, enquanto ele está sendo desenvolvido cuidadosamente. . .
    E se alguém é excessivamente individualista, infantil e narcisista, o que será que a pessoa ler, se ele ou ela lê em tudo? . . Cristãs. Livros de autoajuda que são preenchidos com auto-serviço, conteúdo. . . slogans moralizantes, simplista, um monte de histórias e imagens, e diagnóstico inadequado de questões que colocam nenhuma demanda sobre o leitor.Livros sobre celebridades cristãs. . . . o que não vai ser lido os livros que capacitam as pessoas a. . . desenvolver um bem-fundamentado entendimento, teológica da religião cristã, e preencher o seu papel no grande reino de Deus. . . [Tal] uma igreja. . . vai se tornar. . . impotentes para enfrentar as forças poderosas do secularismo que ameaçam enterrar idéias cristãs sob um verniz de pluralismo sem alma e cientificismo equivocada. Em tal contexto, a igreja vai ser tentado para medir seu sucesso em grande parte, em termos de números de-números alcançados pela acomodação cultural para seres vazios. Deste modo,. . . a igreja vai tornar-se seu próprio coveiro sepultura; ela significa de curto prazo "sucesso" vai passar a ser a mesma coisa que marginaliza-la no longo prazo. 12
O que torna esta descrição tão devastador é que não temos de imaginar uma igreja, mas sim esta é uma descrição de demasiadas americanos igrejas evangélicas de hoje.
Às vezes as pessoas tentam justificar a sua falta de engajamento intelectual, afirmando que eles preferem ter uma "fé simples". Mas aqui eu acho que nós temos que distinguir entre uma fé infantil e uma fé infantil. A fé de uma criança é um dever de toda a alma em Deus como seu Pai Celestial, e Jesus elogia essa fé para nós. Mas a fé é uma fé infantil, imaturo irrefletida, e essa fé não é recomendado para nós. Pelo contrário, Paulo diz: "Não tenha crianças em seu pensamento, seja bebês em mal, mas em pensar ser maduro" (1 Cor 14,20 RSV.). Se uma fé "simples" significa uma fé irrefletida ignorante, então devemos querer nada disso. Em minha própria vida, eu posso testemunhar que, depois de muitos anos de estudo, a minha adoração a Deus é mais profunda, precisamente por causa de, e não apesar de, meus estudos filosóficos e teológicos. Em todas as áreas que tenho intensamente pesquisado-criação, a ressurreição, a onisciência divina, a eternidade divina, divina asseidade-meu apreço da verdade de Deus e meu temor de Sua personalidade tornaram-se mais profunda. Estou animado com o estudo futuro por causa da apreciação mais profunda que eu tenho certeza de que vai me trazer de personalidade de Deus e de trabalho. A fé cristã não é uma fé apática, uma fé morte cerebral, mas uma fé viva, curiosa. Como Anselmo colocou, a nossa é uma fé que busca o entendimento.
Além disso, os resultados de estar em ponto morto intelectual vão muito além do próprio eu. Se leigos cristãos não se tornam intelectualmente engajado, então estamos em grave perigo de perder a nossa juventude. No colégio e na faculdade, adolescentes cristãos são intelectualmente agredidos por todo tipo de filosofia não-cristã conjugada com um relativismo esmagadora. Como eu falo em igrejas de todo o país, eu sempre conhecer os pais cujos filhos perderam a fé, porque não havia ninguém na igreja para responder suas perguntas. Na verdade, George Barna estima que 40% dos jovens em nossas igrejas, uma vez que saem para a faculdade, nunca vai escurecer a porta de uma igreja de novo.
Não pode haver dúvida de que a igreja caiu a bola na área. Mas as estruturas estão no lugar na igreja para sanar este problema, se a gente vai fazer uso deles. Estou falando, é claro, dos programas escolares adultos domingo. Por que não começar a utilizar as classes da escola dominical para oferecer instrução séria leigos em assuntos como a doutrina cristã, história da igreja, do Novo Testamento grego, apologética, e assim por diante? Pense na possibilidade de mudança! Por que não?
Acredito que a cultura pode ser alterada. Estou animado com o renascimento da filosofia cristã na minha geração, que é um bom presságio para a próxima. Se Deus está chamando você para se tornar um estudioso cristão na linha de frente de batalha intelectual, um pastor cristão para servir como um corretor de verdade a sua congregação, ou um pai cristão ou leigo que está sempre pronto a dar uma razão para a esperança de que está em você, nós temos a oportunidade incrível de serem agentes de mudança cultural em nome de Cristo. Por amor da Igreja, por amor de vós próprios, pelo amor de seus filhos, não desperdiçar esta oportunidade! Assim, se, até agora, você acabou de ser acostamento, em ponto morto intelectual, agora é o momento para fazê-lo em marcha!


 Respostas para o Quiz
1. Padre da Igreja (354-430) e autor de A Cidade de Deus que enfatizou graça imerecida de Deus.
2. O conselho da igreja que, em 325 ratificou oficialmente a doutrina da divindade igual ao Pai e ao Filho, em oposição à opinião defendida pelos hereges arianos.
3. A doutrina de que em Deus existem três pessoas em um único ser.
4. A doutrina enunciada no Concílio de Calcedônia (451) afirmando a verdadeira divindade e verdadeira humanidade de Cristo.
5. A visão de que o mundo e Deus são idênticos.
6. Um teólogo medieval católica (1225-1274) e autor de Summa Theologica, cujas opiniões têm sido determinantes para o tradicional teologia católica romana.
7. A origem do protestantismo no século XVI, os esforços dos homens como Lutero, Calvino, Zwinglio e para reformar a doutrina e prática da Igreja Católica Romana, que enfatizou a justificação pela graça através da fé e da autoridade exclusiva da Bíblia.
8 . O monge católico romano (1483-1546) que iniciou a Reforma Protestante e foi o fundador do luteranismo.
9. A doutrina de que por Sua morte em nosso favor e em nosso lugar Cristo nos reconciliou com Deus.
10. A revolta intelectual na Europa durante os séculos XVII e XVIII contra a autoridade da Igreja e da monarquia em nome da autonomia humana, também chamado de Idade da Razão.

 Notas
1 Alan Bloom, O fechamento da mente americana (New York: Simon & Schuster, 1987), 25-26.
2 Charles Malik, "O Outro Lado de Evangelismo", Christianity Today, 07 de novembro de 1980, 40.
3 Ibid.
4 J. Gresham Machen, "Cristianismo e Cultura", Princeton Theological Review 11 (1913): 7.
5 Malik, "Outro Lado do Evangelismo", 40.
6 Quentin Smith, "O metafilosofia do Naturalismo" Philo 4/2 (2001).
7 Machen, "Cristianismo e Cultura," 6.
8 Ibid., 10.
9 Ibid., 13.
10 John Wesley, Obras 6: 217-31.
11 David F. Wells, No Place for Truth (Grand Rapids, Michigan:. Wm B. Eerdmans, 1993), 253.
12 JP Moreland, Ame seu Deus com toda a tua mente (Colorado Springs: Nav Press, 1997), 93-94.
    Fonte:

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